Representantes definem atual nível de maturidade do Ecossistema

Na última quinta-feira (09/03) aconteceu o 2º Workshop do Planejamento e Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Itapema. Na ação – mobilizada pelo Sebrae SC em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e demais instituições públicas, de ensino, entidades empresariais da região e empreendedores , foi avaliada a maturidade atual do Ecossistema de Inovação da cidade, tendo como referência a existência, efetividade e integração  dos Ambientes de Inovação, programas e ações já realizadas ou em andamento, Instituições de ciência, tecnologia e inovação, Políticas Públicas, capital disponível e governança focada no tema de tecnologia e inovação.

Após uma ampla discussão entre os participantes, percebeu-se que Itapema apresenta-se no estágio inicial da jornada – que vai de inicial, estruturação, desenvolvimento e consolidado. O grupo tomou como base os critérios de existência, efetividade e integração. Na oportunidade, também foi revisado o mapa inicial de atores mobilizados para participar da construção do Plano.

Na ação, que é direcionada a empreendedores, representantes de instituições de ensino, do Poder Público e entidades empresariais, além da comunidade de Itapema, a equipe definiu uma meta que deve ser trabalhada nos próximos 5 anos para se chegar a um nível de maturidade do ecossistema em estruturação . Durante o encontro, foi apresentado também o como o Ecossistema de Florianópolis se desenvolveu nestes mais de 50 anos para chegar a ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente quanto se trata de um ambiente favorável para desenvolvimento da tecnologia e inovação.

O 3º workshop tem data prevista para o dia 28 de março. A proposta do grupo é definir as primeiras estratégias e ações a curto, médio e longo prazo para desenvolver o Ecossistema de Inovação e a estrutura de pessoas envolvidas nessas iniciativas.

Setores definidos

O primeiro encontro contou com a participação de 22 representantes da região e foi definido os três setores econômicos e com potencial tecnológico, que foram a Construção Civil, Turismo e Tecnologia da Informação e Comunicação. A escolha foi definida pelo grupo após dinâmicas e também baseada nos indicadores econômicos, geração de empregos e no perfil dos cursos de graduação e especialização para formação de talentos na região, por parte das instituições de ensino.

Mais informações

Para saber mais sobre este trabalho em andamento e de como se envolver, podem ser feitos contato com a equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema no telefone (47) 3267-1593.

Data de inclusão 10/03/2023 14:16