Campanha vai orientar população sobre atendimento às pessoas em situação de rua

Nesta quinta-feira (17/11) foi lançada em Itapema a campanha “Não de esmola, sua ajuda me mantém na rua”. O objetivo é orientar a população sobre os atendimentos disponíveis para às pessoas em situação de rua como encaminhamentos aos serviços de saúde, segurança pública ou abordagem social.

A iniciativa é do Conselho de Segurança Unificado 173 de Itapema (CONSEG) e tem apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar.

A ação contará com a distribuição de panfletos e cartazes pela cidade e também de orientação aos comerciantes e condomínios. A arte da campanha também está disponibilizada em totens e também em ônibus que circulam pelo município.

“Nossa intenção é conscientizar a população que dar esmola não resolve o problema das pessoas em situação de rua, mas contribui para que elas permaneçam nesta condição. Com o material informativo vamos levar ao conhecimento da comunidade as várias políticas sociais ofertadas pelo município que podem ser acionados para o correto atendimento das pessoas em situação de rua”, destacou a Presidente do Conseg, Mariei Malikowski Lemanis.

Confira os serviços:

Abordagem Social – (47) 3267-1581: Para retornar à cidade de origem (limete de até 1km), entrar em contato com familiares, receber orientações sobre documentação, vagas de emprego ou solicitar tratamento em comunidade terapêutica

SAMU 192: Embriagado, drogado ou com algum problema de saúde

PM 190: Importunando, ofendendo, usando ou traficando entorpecente