Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube

Itatran informa que recolherá cavaletes e propagandas irregulares

Data de inclusão 29/11/2006 00:00

               Depois de três semanas promovendo uma campanha educativa sobre a Poluição Visual, a partir da próxima segunda-feira, dia 04 de dezembro, a Fundação Municipal de Trânsito (Itatran), de Itapema, inicia uma nova fase da campanha contra a poluição visual. Cumprindo a legislação municipal, a partir deste dia os funcionários da Fundação estarão recolhendo todos os cavaletes e propagandas que estiverem em desacordo com as leis municipais e o Código de Trânsito, bem como causando poluição visual e confusão na leitura das placas de trânsito.
            A campanha promovida nestes últimos dias foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Comunicação Social e Divulgação Social (Secomdi), a pedido da Fundação Municipal de Trânsito (Itatran) e da Secretaria de Planejamento e Urbanismo que, nesta na véspera de uma nova temporada de verão já registra alguns casos de abusos que acabam infringindo o Código de Obras e poluindo o município.
            Conforme levantamento do Itatran, a publicidade ilegal se apresenta de diversas formas no município, desrespeitando qualquer legislação ou regulamentação. Como exemplo destas irregularidades pode-se citar a colocação aleatória de faixas; a utilização de muros, postes de energia elétrica e tapumes para a divulgação de festas e promoções; entre outras.
            O problema mais grave notado pela administração é a colocação de cavaletes no meio dos passeios públicos como forma de atrair clientes, o que acaba não apenas aumentando a poluição visual da cidade, como também dificultando o tráfego dos pedestres. Diante deste problema, a operação que iniciará na próxima segunda-feira, visa conter esse tipo de abusos.
            Além de multas o Código de Obras do município prevê que toda propaganda a ser fixada em local público, mesmo que temporariamente, deve ter aprovação da Secretaria de Planejamento e do Itatran. Já para fazer propaganda em caráter permanente pela cidade os comerciantes podem se utilizar de outdoors autorizados, além do espaço disponível sobre as placas de identificação das ruas; para tanto devem contatar a concessionária responsável pela colocação das referidas placas pelo fone: 3368-8822.
            Para o sucesso desta campanha o Itatran coloca à disposição da comunidade o telefone 3368-9072 para a realização de reclamações e denúncias.