Haitianos recebem orientações, vacinas e testes rápidos em encontro no Morretes

Como parte das ações que integram a Semana de Combate às Hepatites Virais, a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Atenção Básica, realizou na noite desta segunda-feira (21/07), o primeiro encontro com a comunidade haitiana residente do município.

Cerca de 20 haitianos participaram da atividade onde assistiram a uma palestra sobre algumas doenças como as sexualmente transmissíveis (DST), HIV, Hepatites Virais. Também foram disponibilizadas vacinas importantes como a de Tétano e Difteria, Gripe, Hepatite B e a Tríplice Viral, além da realização de testes rápidos.

Jean Gilles, de 28 anos, haitiano residente há três anos em Itapema, disse que não tinha conhecimento destas doenças. “No Haiti também fazem algumas prevenções, mas a saúde é muito precária, só conhecíamos a Febre e a Gripe. Quando viemos para o Brasil tivemos que tomar vacinas no aeroporto, e caso fosse encontrado algum tipo de doença, tínhamos que tratar antes para podermos viajar”, comentou Gilles.

Para a Coordenadora do COASI, Amanda Priscila de Souza, a ação foi muito positiva. “Todos participaram e se mostraram interessados tanto na palestra quanto nas coletas e nas vacinas. Esperamos que no próximo encontro compareçam ainda mais haitianos e que o nosso trabalho continue gerando esse ótimo resultado”, afirmou Amanda.

Segundo o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, as atividades como esta integram as ações preventivas em saúde. “Vemos que o trabalho do Programa de Saúde da Família (PSF) está sendo muito bem realizado, indo até a comunidade e fazendo um bom planejamento. Além de garantir o atendimento médico, nossas equipes estão focadas em proporcionar orientação a todos os tipos de público. Uma determinação que preconiza a saúde do nosso município e a humanização do atendimento, prioridade do Prefeito de Itapema”, afirmou Everton Ricardo da Silva.

O próximo encontro com a comunidade do Haiti será na próxima segunda-feira (28/07). Para mais informações, entre em contato com o COASI pelo telefone (47) 3267-1538 ou pelo endereço, Avenida Governador Celso Ramos, 534. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Data de inclusão 23/07/2014 16:15