Das 12h às 18h de Segunda e Sexta (47) 3268 8000

Notícia


FAACI divulga nota sobre o Rio Perequê



 

A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) divulgou nesta terça-feira (09/01) uma nota sobre os desafios no controle à poluição do rio Perequê e seus afluentes com o objetivo de esclarecer as ações que foram desenvolvidas no ano de 2017 bem como novas ações para o ano de 2018.

 

Caso Rio Perequê

 

No ano de 2017 foi feito um levantamento no município das ligações irregulares de esgoto onde já passam as redes coletoras para o tratamento, foram identificadas aproximadamente 1300 unidades irregulares entre casas e prédios, destas, 800 já foram notificadas pela fundação e já se encontram em processo de regularização. Até o final do primeiro trimestres de 2018 a fundação finalizará a notificação das 1300 unidades irregulares.

 

 

Outro grande problema e ser enfrentado é a necessidade de implantar as redes coletoras de esgoto nos bairros ainda não saneados do município. Segundo a concessionária do município atualmente é feita a coleta e tratamento de 74% do esgoto gerado na cidade e até 2020 atingirá 100% de coleta e tratamento.

 

 

Na busca de melhorar as ferramentas de gestão e controle da poluição em nossos rios e praias a FAACI em acordo com a CONASA, firmam uma parceria onde a UNIVALI será contratada para monitorar ao longo de todo o ano a qualidade do rio Perequê e rio da Fita em nosso município.

 

 

Ainda em conversa com a CONASA, foi solicitado que a mesma fizesse um levantamento de custos e viabilidade técnica para a retirada das estações elevatórios da orla da praia a fim de diminuir as possibilidades de vazamentos de esgoto na praia além da questão do embelezamento de nossa orla.

 

 

A FAACI também esta providenciando reuniões com a agência reguladora, esta regulamenta os serviços prestados pela CONASA bem como com a FATMA, responsável pelo licenciamento ambiental da empresa, estas reuniões terão como finalidade discutir melhorias na prestação dos serviços e eficiência da estação de tratamento da empresa.

 

É de suma importância que municípios vizinhos a Itapema continuem seus esforços para a coleta e tratamento de esgoto, pois o combate à poluição de nossas águas só será resolvido com o esforço em âmbito regional.


Data de inclusão 09/01/2018 17:48


Prefeitura de Itapema

Avenida Nereu Ramos, 134
Bairro: Centro
Cep: 88.220-000
Itapema (SC)

Atendimento ao Público
Das 12 horas às 18 horas
De Segunda e Sexta
(47) 3268 8000

BNDES Portal da transparência
Itapema - Todos os direitos reservados 2024