Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube
Fundação Municipal

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Educação ambiental é um processo da educação responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando a temática de forma holística, ou seja, abordando os seus aspectos econômicos, sociais e políticos.

A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) foi proposta em 27 de abril de 1999, pela Lei nº 9 795. Essa lei, em seu Art. 2° afirma: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.”

Conheça as ações de educação ambiental realizadas pela FAACI:

PARCERIAS COM OUTROS SETORES: O projeto Minha Escola mais Verde é uma proposta da Secretaria de Educação e Esporte e tem apoio do Departamento de Agricultura e Pesca e da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), iniciativa que garante o retorno da natureza nas escolas através do plantio de mudas nativas.

TRILHAS ECOLÓGICAS: Em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte, a FAACI realiza trilhas ecológicas com estudantes, no Parque das Capivaras, ministrando diversas atividades, com reflexões e discussões, de forma lúdica, abordando temas relacionados ao meio ambiente, como Mata Atlântica, flora, fauna, aquecimento global, resíduos sólidos e outros.

PALESTRAS: São desenvolvidas em escolas, universidades, associações e empresas, palestras sobre diversos assuntos relacionados à educação ambiental e ao meio ambiente. Os temas abordados são: resíduos, ecologia, problemáticas ambientais globais (água, poluição, aquecimento global, efeito estufa, florestamento e reflorestamento, lixo, exclusão social, mudanças climáticas), arborização urbana, sustentabilidade, ações mundiais voltadas ao meio ambiente.