Das 12h às 18h de Segunda e Sexta (47) 3268 8000

Notícia


Serviço de Psicologia e Fonoaudiologia encerra matriciamento nas UBS



O Serviço de Psicologia e Fonoaudiologia encerrou esta semana a primeira etapa de matriciamento nas Unidades de Saúde (UBS) de Itapema. Os encontros foram realizados pela fonoaudióloga Aline Nacer e pela psicóloga Letícia Giacomini junto com os médicos e enfermeiros da Atenção Básica para discutir e avançar sobre a linha de cuidados das crianças e adolescentes.

Durante as visitas foram apresentados os diversos fluxos da rede de atendimento, objetivando qualificar os encaminhamentos, melhorar a compreensão sobre a rede de cuidados e discutir às questões relacionadas à saúde das crianças e adolescentes. Foram discutidos sobre os atendimentos do Serviço de Psicologia e Fonoaudiologia, cujos encaminhamentos são provenientes das próprias UBSs e CERES. Também foram informados sobre o novo serviço Doce Cuidar que está ligado à educação, bem como das Instituições parceiras AMA, APAE e Equovida. As equipes das UBS puderam lançar sugestões de melhorias da rede e discutiram sobre ações de promoção e prevenção em saúde.

A fonoaudióloga Aline Nacer ressalta que os fatores protetivos devem ser priorizados e compreendidos como base para a saúde mental das crianças e adolescentes. “Com o maior envolvimento desse público em projetos esportivos e culturais, os pais devem ser orientados que o uso demasiado de eletrônicos está ganhando um espaço de interação e comunicação entre os familiares, a organização da rotina e da higiene do sono devem ser resgatadas nessa geração”, destacou.

Já a psicóloga Letícia Giacomini lembra que esse novo momento de atendimento. “Em 12 anos de atuação na saúde pública, nunca houve tantos atendimentos da Psicologia com as queixas de ideação suicida, síndrome do pânico e transtornos ansiosos graves entre crianças. É preciso do apoio do todos”, contou.


Data de inclusão 25/11/2021 11:15


Prefeitura de Itapema

Avenida Nereu Ramos, 134
Bairro: Centro
Cep: 88.220-000
Itapema (SC)

Atendimento ao Público
Das 12 horas às 18 horas
De Segunda e Sexta
(47) 3268 8000

BNDES Portal da transparência
Itapema - Todos os direitos reservados 2024