Equoterapia auxilia no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais em Itapema

O Centro de Equoterapia Equovida, que está localizado no Bairro Várzea, realiza sessões de terapia através do contato direto com cavalos, para crianças e adolescentes com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem ou emocional. A instituição também é uma das contempladas com os recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) aprovados pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), para o atendimento de 30 crianças.

As sessões de equoterapia tem como objetivo auxiliar os aspectos afetivos, cognitivos, sensoriais e motores, resultando em um aumento da capacidade física, psíquica, educativa e social das crianças e adolescentes. A equipe da instituição é composta por psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, pedagogas e instrutora de equitação e técnica em agropecuária, que atendem crianças a partir dos 3 anos, encaminhadas a partir da avaliação realizada na escola.

“Dentro do projeto trabalhamos com várias especialidades, sempre fazendo uma avaliação de acordo com o que cada criança necessita e tem mais dificuldade. A terapia com cavalos contribui muito com o desenvolvimento desses alunos, é uma forma de estimular a aprendizagem e trazer qualidade de vida, não só dentro da sala de aula mas também no convívio social”, explicou a fisioterapeuta da Equovida, Daniela Hertz.

Recursos do FIA

Para o ano de 2021, foram destinados aproximadamente R$ 1 milhão em recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) aprovados pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) para oito projetos, totalizando mais de 600 crianças atendidas.

Data de inclusão 17/06/2021 14:02