Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube

Técnicos da Secretaria de Agricultura e Pesca recebem capacitação

Data de inclusão 25/08/2014 09:55

Durante toda a segunda e terça-feira, técnicos da Secretaria de Agricultura e Pesca participaram de uma capacitação para prestar auxílio aos produtores rurais sobre o cadastro de áreas rurais públicas ou privadas e áreas de povos e comunidades tradicionais. A iniciativa foi uma realização do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca da AMFRI em parceria com a EPAGRI.

Para efetuar o obrigatório Cadastro Ambiental Rural (CAR), os agricultores agora podem contar com o auxílio dos técnicos de Itapema. “Os registros obrigatórios serão feitos para propriedades de até 48 hectares (até quatro módulos fiscais). O procedimento é acompanhado pelo produtor para que possa cadastrar seu imóvel de acordo com as leis e códigos instituídos, levando em conta características das propriedades como as Áreas de Preservação Permanentes”, explica o Técnico Agrícola, Geovane Jair da Silva.

Para o Secretário de Agricultura e Pesca, Elias Joel Severino, a capacitação garante o melhor atendimento aos produtores. “Com esse auxílio, os proprietários das áreas rurais podem registrar seus terrenos de modo legal sem nenhum custo. São cadastros que antecipam trabalhos futuros no momento em que o proprietário investir para benefício pessoal, pois são dados que já estarão armazenados. É necessário participar para se manter legalizado. Uma prioridade do Governo Municipal no incentivo e apoio aos produtores rurais”, conclui Elias.

Saiba como se cadastrar

Os produtores rurais já podem iniciar o agendamento para efetuar o procedimento com o auxílio dos técnicos. Para o cadastramento da propriedade rural, o produtor deve ter em mãos documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência, além dos documentos da área como a matricula do imóvel rural atualizada. Os técnicos esclarecem que produtores que tiverem documentos como o número do INCRA, escritura, contrato ou planta da área, podem apresentar de modo a agilizar o processo de cadastramento. A Secretaria de Agricultura e Pesca atende de segunda à sexta-feira das 7h às 18h pelo telefone 3267-1594.