Segunda dose contra o HPV inicia nas Unidades de Ensino

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na última terça-feira (09/09) a segunda parte da Campanha de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) nas escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular. A medida atende a determinação do Ministério da Saúde, que neste ano passou a ofertar a vacina contra o vírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação é destinada as jovens entre 11 e 13 anos 11 meses e 29 dias anos, que receberam a primeira dose da vacina no início da Campanha. Quem participou da primeira fase também deve receber a segunda dose para continuação do esquema vacinal. Após um período de cinco anos desde a primeira vacina, ainda deverá ser aplicada a terceira dose para imunização total.

Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos, sem a segunda dose da vacina, não há proteção. “A imunização está sendo feita a partir de um pré-agendamento, conforme o quantitativo ofertado pelo Estado. É imprescindível que todas as meninas que se vacinaram na primeira fase recebam a imunização agora também, sem esquecer de levar também a carteirinha de vacinação, pois sem ela não será realizada a aplicação”, explicou a Enfermeira.

Após o término do período de vacinação nas escolas, a vacina ainda continuará sendo ofertada nas Unidades de Saúde para quem não quiser receber a dose na escola, ou para quem for iniciar o esquema vacinal (meninas que completaram 11 anos agora).

Data de inclusão 19/09/2014 09:20