Secretaria de Saúde terá serviço de saúde mental

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapema vai implantar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município. O CAPS, que é um Serviço de Saúde Mental, tem o objetivo de oferecer atendimento especializado aos cidadãos portadores de transtornos mentais, comportamentais e de transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

“Pretendemos prevenir novas crises e internações ou reinternações hospitalares, pois toda a internação hospitalar sempre causa transtorno para os familiares e ao doente, e assim estaremos  permitindo a permanência do usuário junto a seus familiares e lutando pela sua socialização”, explica a Secretária, Marlene Possan Foschiera.

A equipe que atuará no CAPS será composta por profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiro, Assistente Social e médico psiquiatra, que hoje atuam de uma forma fragmentada, sem uma política clara de assistência integral a saúde mental, conforme é preconizado pelo Ministério da Saúde.

O serviço vai funcionar no período de 8 horas diárias, onde os usuários em sofrimento mental deverão ser acompanhados desde o período da manhã até o final da tarde, com atendimento de uma equipe multiprofissional que estará atuando de forma interdisciplinar proporcionando maior resolutividade à proposta de assistência a saúde e mais qualidade de vida ao usuário. A família também deverá ser ajudada pelos profissionais envolvidos no novo projeto.

Conforme Marlene Foschiera, com este novo projeto o município está dando um passo a mais para efetivação do Sistema Único de Saúde de qualidade e humanizado.

Data de inclusão 07/11/2006 00:00