Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube

Secretaria de Saúde reforça ações de combate à dengue

Data de inclusão 29/11/2006 00:00

Lançada na primeira quinzena de novembro pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde e Saneamento de Itapema começa a intensificar a Campanha Nacional de Combate à Dengue que, neste ano, tem como slogan: NÃO ESQUEÇA: A DENGUE SE COMBATE TODO O DIA”.
Conforme a secretária Marlene Possan Foschiera, a campanha deste ano visa mobilizar a população itapemense para ações de prevenção e combate à Dengue.
“De acordo com pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde, onde um dos temas tratava sobre dengue, foi constatado que a maioria da população sabe o que é a dengue e quais são os meios de prevenção, o que ela não sabe é que temos de combater a dengue durante o ano inteiro. A maior parte das pessoas só se previne durante e um pouco depois das campanhas de mobilização”, afirma Marlene que aproveita a oportunidade para enfatizar que a luta contra a dengue exige esforços tanto das autoridades de saúde quanto da população. “Sem esse empenho, aumentam os riscos de uma epidemia da doença”.
Nunca é demais lembrar que se deve evitar o acúmulo de água limpa e parada em garrafas, latas e pneus, para impedir a proliferação do mosquito transmissor da doença, que deposita seus ovos nesses locais. Levantamentos do Ministério demonstram que 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão em ambientes residenciais e que a melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água nos locais propícios para a criação do mosquito transmissor.