Rios Fabrício e Bela Cruz serão recuperados

Pela primeira vez em 52 anos de Itapema, os rios Fabrício e Bela Cruz serão desassoreados. A recuperação da capacidade hídrica desses rios é mais um importante passo do Governo Municipal na prevenção das cheias e alagamentos em Itapema. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na noite desta quarta-feira (20/08) pelo Prefeito de Itapema, em cerimônia coordenada pela Defesa Civil de Itapema e que contou com a presença do Vice-prefeito, Vereadores, equipe de Governo, representantes de associação de moradores e a comunidade em geral.

Com investimentos que ultrapassam os R$ 300 mil, entre convênio com a Defesa Civil Estadual e recursos próprios do município, a obra vai melhorar a capacidade hídrica dos dois rios, evitando-se assim alagamentos nas regiões próximas aos rios, com destaque para os bairros Várzea, Tabuleiro, Casa Branca e Centro. O trabalho será realizado com o auxilio de equipamentos de grande porte, que vão garantir a eficiência do trabalho e a preservação do meio ambiente.

Durante a solenidade, o Diretor da Defesa Civil de Itapema, Moisés Cesar Filho Motta (Cabo Motta) destacou as melhorias já realizadas no município e o constante investimento na prevenção dos efeitos em eventos climáticos. “Nas duas últimas vezes em que a cidade recebeu um grande volume de precipitação de chuvas não registramos mais pontos de alagamentos. Isso tudo é resultado do planejamento das ações preventivas realizadas em conjunto com a Secretaria de Obras e Transportes e de Planejamento Urbano, como as limpezas dos rios, os mutirões na comunidade, bem como da orientação à comunidade. Esta nova obra sinalizada nesta noite (20/08) vai complementar este trabalho, atuando diretamente no escoamento da água do Bela Cruz e Fabrício, diminuindo a ocorrência de cheias nos bairros Várzea, Tabuleiro, Casa Branca e Centro”, explicou o Cabo Motta.

No Rio Bela Cruz a melhoria atenderá 1.360 metros. Já no Rio Fabrício serão 460 metros contemplados. Nos dois locais, a empresa responsável pela obra utilizará equipamentos como escavadeira hidráulica nas margens e draga de sucção no leito dos rios. Todo o projeto atende as normas de segurança e meio ambiente e serão acompanhados por uma equipe técnica composta por engenheiros da Prefeitura, Fundação Área Costeira de Itapema e da empresa contratada.

Também participaram da assinatura da ordem de serviço para desassoreamento e recuperação da capacidade hídrica dos Rios Bela Cruz e Fabrício os membros da equipe de Governo, além dos Vereadores Mauro Hercílio Silva, Wanderley Dias, Alcionei Tridapalli, Romeu Luiz da Silva, Lázaro Manuel da Silva Junior e Paulo Roberto Camargo.

Data de inclusão 02/09/2014 10:43