Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube

Nova vacina às gestantes estará disponível em todas as UBS já na próxima segunda-feira (10/11)

Data de inclusão 05/11/2014 17:35

Na tarde da última terça-feira (04/11), uma nova capacitação foi realizada para as Vacinadoras das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O encontro foi organizado para capacitar as profissionais para uma nova vacina que fará parte do calendário básico de vacinação e que estará disponível a partir da próxima segunda-feira (10/11) em todas as UBS do município.

Trata-se da DTpa: Difteria, Tétano, e Coqueluche (Perpetussis Acelular) Tipo adulto. A vacina terá como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos, através da vacinação em gestantes, induzindo assim a maior produção de anticorpos contra a Coqueluche.

A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos, explicou como funciona o processo de defesa. “Os anticorpos recebidos pela mamãe nessa vacina são transferidos por meio da placenta para o feto, resultando assim na proteção dos recém-nascidos nos primeiros meses de vida, onde através de pesquisas foi encontrada a maior incidência de casos de Coqueluche”, disse a Enfermeira.

As gestantes deverão tomar a vacina preferencialmente entre a 27ª e 36ª semana de gestação, pois após ou anteriormente a este prazo, os anticorpos recebidos não terão mais efeitos.

Confira os endereços das UBS em Itapema:

UBS Ilhota – Rua 1208 s/nº
UBS Jardim Praia Mar – Rua 462, nº710
UBS Meia Praia – Rua 252, nº688
UBS Meia Praia II – Rua 294, nº 393
UBS Morretes – Rua 424 s/nº
UBS Sertão – Rua geral Sertão do Trombudo, s/nº
UBS Sertãozinho – Rua 902, s/nº
UBS Tabuleiro – Marginal oeste, Esquina com a Rua 601, s/nº
UBS Várzea – Rua 700, nº 169