Itatran lança campanha para combater a poluição visual

“Leve Itapema à frente. Diga não à poluição visual” é apenas uma das onze peças publicitárias que a partir desta segunda-feira, dia 13, serão publicadas nos veículos de comunicação locais para conscientizar comerciantes e cidadãos da importância de contribuírem com a limpeza e o embelezamento da cidade.

A campanha foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Comunicação Social e Divulgação Social (Secomdi), a pedido da Fundação Municipal de Trânsito (Itatran) e da Secretaria de Planejamento e Urbanismo que, nesta na véspera de uma nova temporada de verão já registra alguns casos de abusos que acabam infringindo o Código de Obras e poluindo o município.

Conforme levantamento do Itatran, a publicidade ilegal se apresenta de diversas formas em Itapema, desrespeitando qualquer legislação ou regulamentação. Como exemplo destas irregularidades pode-se citar a colocação aleatória de faixas; a utilização de muros, postes de energia elétrica e tapumes para a divulgação de festas e promoções; entre outras.

O problema mais grave notado pela administração é a colocação de cavaletes no meio dos passeios públicos como forma de atrair clientes, o que acaba não apenas aumentando a poluição visual da cidade, como também dificultando o tráfego dos pedestres.

Diante de tantos problemas, através desta campanha educativa, o Itatran  e a Secretaria de Planejamento e Urbanismo pretendem fazer com que os comerciantes conheçam as normas estabelecidas pelo Código Municipal de Obras que prevê uma multa de 500 Ufirs por infração. O Código prevê que toda propaganda a ser fixada em local público, mesmo que temporariamente, deve ter aprovação da Secretaria de Planejamento e do Itatran. Já para fazer propaganda em caráter permanente pela cidade, os comerciantes podem se utilizar de outdoors autorizados, além do espaço disponível sobre as placas de identificação das ruas; para tanto devem contatar a concessionária responsável pela colocação das referidas placas pelo fone: 3368-8822.

Para o sucesso desta campanha o Itatran coloca à disposição da comunidade o telefone 3368-9072 para a realização de reclamações e denúncias.

Data de inclusão 13/11/2006 00:00