Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube

Itapema recebe Unidade Móvel para doação de sangue na próxima semana

Data de inclusão 01/08/2014 08:34

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), traz para Itapema a Unidade Móvel para realizar a coleta de doação de sangue na próxima terça-feira (29/07).

A Unidade Móvel ficará estacionada na Praça da Paz, no Centro para receber os voluntários. Poderão doar sangue pessoas já cadastrados e também novos doadores. O horário para doação de sangue será das 8h às 11h30 e da 13h30 às 16h30. Em cada turno serão distribuídas 50 senhas.

Segundo a Assistente Social do Hemosc, Rosane Sueli May Rodrigues, o trabalho é feito para que a população se conscientize e saiba da importância de estar ajudando quem precisa. “A doação é muito importante para contribuir com a manutenção do estoques de sangue”, afirmou a Assistente Social.

Confira o que é necessário para ser um doador:

Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.