Independência do Brasil é comemorada com Desfile Cívico em Itapema

A manhã deste sábado (06/09) foi de muita emoção em Itapema. Mesmo com a instabilidade do tempo, famílias inteiras estiveram na Avenida Nereu Ramos para acompanhar e participar do tradicional Desfile Cívico em comemoração a Independência do Brasil, celebrado no dia Sete de Setembro. O evento foi promovido pela Prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria de Educação, e contou com 60 representações entre escolas e entidades.

Este ano, o Desfile em Itapema foi aberto pelo Batalhão da Polícia Militar, com destaque especial para as oito novas policiais femininas que agora integram a corporação de Itapema e região. Em seguida, o Prefeito de Itapema acompanhado pelo e o Vice-prefeito, a Presidente do Legislativo Nilza Simas, o Tenente Israel Nascimento Damásio da Polícia Militar, e o Major Jefferson de Souza, Comandante do Corpo de Bombeiros, desfilaram até o palco principal prestigiando a atividade. Eles foram acompanhados pelos vereadores Sebastião Silva, Zulma de Souza, Mauro Hercílio Silva, Mouzatt Barreto, Lázaro Manuel Junior, Wanderley Dias, Alcionei Tridapalli, Elienai Nunes e Paulo Roberto Camargo, além dos Secretários e Equipe de Governo.

O Coral Infantil Grupo Vivaz também participou da abertura, cantando o Hino Nacional e o Hino de Itapema, seguidos da apresentação da Banda Municipal, que é resultado da integração das oficinas de música que acontecem no município.

Com o tema “O Brasil e suas regiões”, cada escola apresentou ao longo da Avenida Nereu Ramos um estado do nosso país e o Distrito Federal. Todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as escolas da Rede Municipal de Ensino participaram da atividade. Cartazes, faixas e os alunos vestidos a caráter representavam em detalhes todo conteúdo desenvolvido nas unidades escolares.

Além da Banda Municipal, as fanfarras Foco Musical, Bamjov e Nefa, ditaram o ritmo do Desfile e alegram a população. Passos sincronizados e a leveza dos grupos coreográficos encantaram a todos, promovendo ainda mais os talento de nossos estudantes. Bandas vindas de outros municípios também contribuíram com o andamento do ato cívico, como Fanfarras das cidades de Canelinha, Tijucas e Camboriú.

Colégios da Rede Particular como Centro Educacional Cuca Fresca, Plenitude, Sonhos de Infância, Atlântico e Unificado participaram do Desfile juntamente com o Colégio Estadual Olegário Bernardes. A Associação de Pais e Alunos Especiais – Razão de Viver, também marcou presença e foi recebida com festa por todos.

O tempo quase inibiu o desfile, mas diante da chuva, as autoridades desceram do palco principal e foram incentivar as crianças a continuarem as belas apresentações. A Secretaria de Esporte e Lazer apresentou todos os 19 projetos de incentivo à prática esportiva na cidade, que atende pessoas de todas as idades. Destaque para a Ginástica Rítmica Desportiva, Taekwondo, Judô entre outras.

Os projetos, programas, ações e atividades visando a inclusão social também foram destaque deste ano. A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação trouxe para Avenida os serviços oferecidos a comunidade, tais como CRAS (Centro de Referência de assistência social), CREAS (Centro de Referência especializado de assistência social), SINE, Programa Jovem Aprendiz e Conselho Tutelar.

Dando ainda mais cor a Avenida Nereu Ramos, as oficinas culturais que acontecem em todas as regiões da cidade também foram destaque na Parada. A Fundação Municipal de Cultura de Itapema apresentou o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes no fomento da arte em nossa cidade. O tradicionalismo e a nossa cultura também estiveram presentes com o Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral e do Boi de Mamão – Raiz da Terra. Sílvio interagiu com o público e fez rimas especiais para as autoridades.

A Sociedade Civil Organizada também prestigiou o Desfile em comemoração ao Sete de Setembro em Itapema. Entidades e Associações como o Rotary Club, Casa da Amizade, Escoteiros, Associação de Surf Amador, Grupo de Jovens e Adolescentes Conect, Provita, Centro de Valorização da Vida, Associação de Transporte Alternativo de Itapema (ATRAI), a Igreja Assembleia de Deus e a Banda Musical Salmos de Davi alegraram a todos.

Para não perder o ritmo, o alerta constante do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) integraram o pelotão, mostrando o trabalho de prevenção e atendimento feito em nossa comunidade.

E para encerrar o Desfile Cívico em Itapema, o Buggy Club Costa Esmeraldo e Jeep Clube Amigos da Lama apresentaram a frota de carros e os integrantes que fazem da aventura um papel social para o desenvolvimento de nossa cidade.

Todos os participantes e o público presente foram homenageados pela Secretaria de Educação e a Fundação Municipal de Cultura com uma faixa de agradecimento a todos os envolvidos na atividade, em especial a comunidade.

Data de inclusão 09/09/2014 10:15