Governo Municipal recebe projeto de revitalização da Praça da Paz

O Prefeito de Itapema, recebeu o projeto de revitalização da Praça da Paz e das Avenida Nereu Ramos e parte da Governador Celso Ramos. A apresentação de todos os detalhes estruturais e arquitetônicos foi realizada pelos arquitetos da empresa responsável pela elaboração do estudo, em parceria com a Secretaria de Planejamento Urbano, na tarde de segunda-feira (15/09). O resultado final é ousado e inovador e levou em consideração aspectos culturais e econômicos, além de estudos realizados com os comerciantes da região.

A iniciativa da Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio da Secretaria de Planejamento Urbano e em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE/SC), têm como objetivo proporcionar qualidade de vida aos moradores, criando novos espaços de lazer e atrativos para turistas, fomentando também o comércio local.

Por sugestão do Governo Municipal a primeira parte do projeto envolve a Praça da Paz e seu entorno. “Nossa proposta é transformar a Praça da Paz com infraestrutura adequada e espaços de convivência. Projetamos cobertura para uma parte específica da Praça, além de espelhos d’águas e circulação interna com deques de madeira. Também priorizamos espaços destinados ao lazer, como parque infantil e ciclovia contornando a praça, para a prática de esportes”, explicou a arquiteta Laura Azeredo, que integra a equipe responsável pelos estudos.

Durante a apresentação, a arquiteta também destacou as inovações na parte estética do local. “Teremos um ponto para transporte público totalmente modificado, além de um marco visual que fará referências aos pescadores, os primeiros moradores de Itapema. A expectativa é tornar a Praça da Paz um novo equipamento turístico”, contou.

O Secretário de Planejamento Urbano, Wesley Carlos da Silva, que também acompanhou a apresentação, enfatizou que além de fomentar o comércio, o projeto vai priorizar a acessibilidade. “Todo o trânsito nas áreas em torno da Praça da Paz será requalificado, com calçadas adequadas, arborização e faixas de pedestres elevadas, garantindo o respeito a todos, motoristas e pedestres. Essas ações também acontecerão integradas com as mudanças nos sentidos das ruas, que serão binários. A intenção do Governo Municipal é ampliar este novo padrão para toda a área envolvida no projeto, ou seja, nas Avenidas Celso Ramos e parte da Nereu Ramos. Iniciar o projeto pela Praça da Paz é uma maneira de criar espaços de convivência, com atrativos especiais”, afirmou Wesley Carlos da Silva.

O Prefeito de Itapema, recebeu o projeto acompanhado também pelo Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, André de Oliveira, o Secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Leonardo Cordeiro, o Procurador Geral do Município, Alfredo Marin Júnior e os representantes do SEBRAE.

Data de inclusão 19/09/2014 11:08