Força-tarefa de abordagem social em Itapema divulga relatório de ações

Em apenas dois meses de trabalho, a força-tarefa de abordagem social realizou mais de 60 atendimentos. A ação tem como objetivo identificar pessoas em situação de rua e encaminhá-las aos serviços de acolhimento. A atividade está concentrada na Orla do Bairro Meia Praia, Centro e Canto da Praia.

A atividade é realizada pela Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Obras e Transportes, Secretaria de Saúde e Assistência Social, Polícia Militar, Secretaria de Finanças e Secretaria de Planejamento Urbano, pela Defesa Civil, Serviço de Abordagem Social, Detrami, Fiscalização e Vigilância Sanitária.

De acordo com o relatório apresentado pela coordenação da força-tarefa, 98% das abordagens, as pessoas tinham passagem pela Polícia Militar, dentre roubo e furto, tráfico, latrocínio, tentativa de homicídio e a maioria dele usuários de algum tipo de substância ilícita e álcool.

Doze pessoas receberam passagens para retornarem a cidade de origem. Já 28 pessoas aceitaram a oferta do encaminhamento para clinica de reabilitação. Um menor foi encaminhando ao Conselho Tutelar e oito pessoas foram encaminhadas ao Hospital para tratamento médico.

Os trabalhos da força-tarefa também consistiam na fiscalização dos catadores de produtos recicláveis. Foram recolhidos três carrinhos e os mesmo foram encaminhados para realizar o cadastro junto ao setor responsável, sem qualquer custo.

“Uma das maiores dificuldades que nos encontramos junto com a equipe da força-tarefa foi a resistência da própria comunidade. Acompanhamos todo o trabalho dos setores da Prefeitura e em muitos momentos a população saía em defesa de alguns abordados que tinham passagem pela Polícia Militar. É necessário que todos contribuam com este trabalho e assim possamos juntos garantir o encaminhamento de acordo com cada caso”, afirmou o comandante da PM de Itapema, Tenente Rodrigues.

Data de inclusão 23/02/2017 16:07