Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube

FAACI monitora rios e orla da praia em Itapema

Data de inclusão 10/01/2018 18:08

 

Desde a manhã desta quarta-feira (10/01) a equipe da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) está monitorando os rios e cursos de água que deságuam no mar. Uma mancha escura foi observada em vários pontos da cidade.

 

Segundo o Presidente da FAACI, Diego Furtado, a mancha é resultado dos dejetos lançados irregularmente nos rios e galerias e a falta de coleta e tratamento de esgoto em parte da cidade. “Nossa cidade esteve com um público recorde de turistas no início do ano e estes dejetos estavam no leito dos rios. Com a forte chuva esse material acabou sendo levado pela forte correnteza”, explicou.

 

Diego Furtado reforçou as várias ações que vem sendo feitas pela Fundação para acabar com o problema. “Desde 2017 as ligações irregulares de esgoto onde já passam as redes coletoras para o tratamento estão sendo notificadas. Das mais de 1300 unidades irregulares entre casas e prédios, destas, 800 já foram notificadas pela fundação e já se encontram em processo de regularização e até o final do primeiro trimestres de 2018 todas serão notificadas”, afirmou o Presidente.

 

 

A implantação das redes coletoras de esgoto em todos os bairros também é uma das ações. “De acordo com a concessionária do município atualmente é feita a coleta e tratamento de 74% do esgoto gerado na cidade e até 2020 atingirá 100% de coleta e tratamento”, destacou Furtado.