Enfermeiros participam de capacitação sobre tuberculose e hanseníase

A Secretaria de Saúde segue realizando as capacitações com os profissionais que atuam na rede municipal de saúde. Nesta terça-feira (23/01) foi a vez dos enfermeiros​ participarem do encontro. A capacitação ocorreu em parceria de um laboratório prestador do município e o COASI e teve como tema a coleta de exames para Tuberculose e Hanseníase.

“O intuito desta capacitação é fortalecer o diagnóstico precoce dessas doenças. Uma vez que, um portador de alguma dessas doenças pode transmitir a doença enquanto não iniciar o tratamento”, destacou a Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Daniele Carla Peres de Melo Geller.

Casos em Itapema

Em Itapema 20 pessoas realizam tratamento para Tuberculose e 01 para Hanseníase, tendo como unidade de referência para o tratamento o Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI) que fica localizado na Avenida Governador Celso Ramos, 534. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone de contato é o (47) 3267-1538 ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

O que é Tuberculose e hanseníase?

Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.  A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas.

As duas doenças podem ser transmitidas de pessoas para pessoas, através de pequenas gotículas de saliva contaminadas expelidas pela boca ao tossir ou espirrar. E ao realizar o diagnóstico precocemente, evitasse assim a disseminação das doenças além de evitar a piora do quadro de saúde do portador.

Data de inclusão 24/01/2018 17:05