Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube

Educação promove encontro com agricultores

Data de inclusão 08/03/2017 14:22

Para incentivar ainda mais a participação dos agricultores de Itapema na composição da merenda escolar oferecida aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação e Esporte em parceria com o Departamento de Agricultura e Pesca realizou um encontro com os produtores da cidade. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (08/03) e também contou com a presença dos técnicos da Epagri.

De acordo com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, no mínimo 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de produtos da agricultura familiar. “Com esse encontro de hoje tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas para que mais produtores possam também participar das chamadas públicas”, afirmou a nutricionista Ana Carolina Galvan.

Atualmente são provenientes dos produtores locais a Banana Orgânica, farinha de mandioca, farinhas de tupinambor e ora pronobis, folhosos verdes, hortaliças e legumes além de sucos, feijões e polpa de frutas congeladas que compõem o cardápio da alimentação escolar do município. Cardápio esse que se torna muito mais atrativo e saudável as crianças de Itapema, com itens como abobora, alho, batata, cebola, chuchu, cenoura, limão, melancia, batata salsa, feijões, inhame, laranja, maçã, ovos, pepino, pimentão, pinhão, repolho, rabanete, suco, abobrinha, acelga, agrião, tomate, polpa de frutas.

No encontro também foram repassados os critérios de seleção, os documentos necessários, os dispositivos legais e também as datas das próximas chamadas, bem como a inclusão de novos alimentos da agricultura familiar dentro da merenda escolar.