Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube

Dia Mundial de Luta contra a Aids terá ações especiais nas UBS

Data de inclusão 27/11/2014 17:36

O dia 1º de dezembro foi internacionalmente instituído no final dos anos 80 pela Organização Mundial da Saúde (ONU) como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O objetivo é relembrar o combate a doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção.

Em Itapema, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) além de estarem caracterizadas com a temática para chamar a atenção da comunidade, vão oferecer a população testes rápidos no dia 1º de Dezembro para a detecção de HIV e distribuir material educativo com preservativos. Além das UBS, o Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI), também vai realizar a ação durante toda a semana, oferecendo testes rápidos para Hepatite B e C, HIV e Sífilis. 

Segundo a Coordenadora do COASI, Amanda Priscila de Souza, a campanha busca chamar a atenção da comunidade para a realização dos exames. “Quanto mais cedo o paciente ter o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento”, explicou a Coordenadora. 

Além da ação, uma palestra a todos os profissionais de saúde da rede também já está programada para a segunda sexta-feira do mês, dia 12/12, com a Membro fundadora do Movimento Latino Americano e Caribenho de Mulheres Positivas, Maria Beatriz Dreyer Pacheco, onde falará principalmente sobre o HIV, como viver com a doença, motivação, como é o tratamento, além de outros temas.