De rosa para azul

É chegado o fim de mais um mês. Outubro foi marcado por um cronograma totalmente especial para as mulheres do município de Itapema, repleto de atividades diferenciadas e encontros especiais para alertá-las aos cuidados que sempre devem ter com sua saúde.

Agora, chegou a vez dos homens receberem atenção redobrada. É com esse intuito que a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, adere a mais uma campanha: Novembro azul. A partir desta segunda-feira (03/10), já terão Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas além do expediente para atender excepcionalmente aos homens da comunidade. “Sabemos que os homens não têm o costume como as mulheres de procurar as Unidades para se prevenir de futuras doenças, motivo que nos leva a trabalhar e investir na saúde do sexo masculino, com a intenção de alertá-los para a importância da realização de exames e consultas médicas”, disse a Diretora da Atenção Básica, Elaine Cristina Pessoas de Jesus.

A Enfermeira também da Atenção Básica, Simone T. K. Dacorregio, ainda ressaltou o objetivo da campanha. “Neste mês, queremos mobilizar o público masculino. Para que isso aconteça, estaremos promovendo ações de prevenção da saúde do homem para que ele se sinta seguro e acolhido, e procure as Unidades sempre que precisar”, disse a Enfermeira.

Para o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, essa e outras campanhas mostram o comprometimento das equipes de saúde com toda a comunidade. “O Novembro Azul é tão importante como o Outubro Rosa ou qualquer outra campanha. Sempre dedicamos nossos esforços no que muda a vida das pessoas para melhor, e dessa vez não será diferente, os homens irão receber atenção redobrada e atendimento qualificado para que cuidem de sua saúde e mantenham esse costume para o resto de suas vidas”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

Além de consultas médicas com horário diferenciado, o cronograma ainda contará com atividades educativas, palestras e agendas programadas voltadas para o público masculino. Confira a programação completa e as datas de cada Unidade, e não deixe de comparecer e aproveitar essa oportunidade.

UBS Sertão do Trombudo
Aberta todas as segundas-feiras, das 17h às 20h, contando com consultas médicas, odontológicas e de enfermagem.

UBS Jardim Praia Mar
Aberta todas as segundas-feiras do mês, das 17h às 20h, contando com consultas médicas e de enfermagem.
Dias 03, 05, 07, 10, 12, 14, 17, 19, 21, 24, 26 e 28/11, no período da manhã – Abordagem sobre a saúde do homem na sala de espera.

UBS Meia Praia I
Aberta todas as terças-feiras do mês, das 17h às 20h, contando com consultas médicas e de enfermagem.

UBS Morretes
Aberta todas as quartas-feiras do mês, das 17h às 20h, contando com consultas médicas, realização de testes rápidos com o Enf. Jean, e vacinação com a Técnica de Enfermagem Elisandra.
Dia 12/11 – das 17 às 20h – Avaliação Odontológica com a Dra. Ana, orientações sobre alimentação com a Nutricionista Carol e de práticas corporais com a Educadora Física Andressa.

UBS Ilhota
Aberta todas as quintas-feiras, das 17h às 20h, contando com consultas médicas e de enfermagem.

UBS Tabuleiro
Todos os dias terá abordagem sobre a saúde do homem na sala de espera.
Dia 05 e 19/11 – 17h às 20h – Consultas médicas
Dia 17/11 – Toda a tarde – Palestra com o Dr. Guilherme e a Dentista Mercedes, além de solicitação de exames e avaliação odontológica para quem estiver presente.

UBS Central (Várzea)
Todos os dias com entrega de material educativo referente a saúde do homem.
Todas as quartas-feiras a tarde com agenda programada específica para os homens.

UBS Meia Praia II
Dia 12/11 – 13h30 – Palestra no CCI sobre câncer de Próstata com o Dr. Emerson e Enfermeira Janaína.

Data de inclusão 31/10/2014 17:38