Cerimônia marca abertura oficial do PNAIC 2017

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e Esporte, realizou na noite desta quinta-feira (05/10) a abertura oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017. A adesão ao programa reafirma o comprometimento em garantir a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um programa assumido pelos governos federal, do distrito federal, dos estados e dos municípios, desde 2012. Este ano, por indicação do Governo Federal ele foi novamente aderido pelas cidades. A proposta prevê formação continuada em até 100 horas para os professores e acompanhamento do desenvolvimento das crianças.

A cerimônia de abertura oficial do PNAIC 2017 contou com a apresentação do Coral da Casa de Caridade Madre Teresa de Calcutá e do teatro realizado pela professoras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ilhota. Também foram apresentadas as novas formadoras locais Márcia Valéria Morosov, Daniele Danusa Dias Gonçalves e Denise Maria Mateus que acompanharam o trabalho dos professores.

Outro momento especial e de reflexão foram as palestras. A professora Maira Kelling Machado falou sobre as Concepções subjacentes a Formação do Pnaic: criança e infância; alfabetização e letramento e o professor Claudinei Schimanko fez uma reflexão sobre a matemática dentro das ações do PNAIC.

“A formação continuada de professores vem assumindo papel central nas propostas de mudanças educacionais, propostas estas elencadas por gestores educacionais, isso se deve em razão de que a escola deixou de ser vista como um simples espaço de trabalho docente, mas como uma organização complexa, ou seja, um espaço primordial para a estruturação do conhecimento sobre o ensino dos professores, como também, para seu desenvolvimento profissional, pessoal e institucional”, destacou a Secretária de Educação e Esporte, Alessandra Simas Ghiotto.

Data de inclusão 06/10/2017 08:49