Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube

Aula de história especial no Oswaldo dos Reis

Data de inclusão 20/04/2017 08:24

 

 

Empatia e responsabilidade. Essas foram as habilidades abordadas no plano de aula da disciplina de História dos nonos anos da Escola Oswaldo dos Reis, no Bairro Várzea. Tudo começou quando nas primeiras semanas de aula os alunos dos nonos anos ficaram encarregados de apresentar toda a estrutura e organização da escola para os novos alunos dos primeiros anos.

 

Os “veteranos” tinham o compromisso de mostrar a escola, explicar como ela funciona como são as salas de aulas dos “alunos maiores” entre outras coisas. A atividade foi tão produtiva, divertida e envolvente, que os pequenos queriam continuar a “aventura” e os estudantes dos nonos anos pediram que outros momentos assim acontecessem mais vezes, pois eles gostaram muito de ter essa “responsabilidade”.

 

Superadas as expectativas e buscando atender aos pedidos dos alunos, a professor Renata L. Montagnoli planejou outra atividade que pudesse novamente envolver nonos e primeiros anos. A atividade foi a apresentação de uma peça teatral sobre um dos conteúdos que estavam sendo estudados: República Velha e a Revolta da Vacina. Os estudantes leram textos paradidáticos sobre o tema e junto com a professora, criaram o texto da peça. Sempre levando em consideração que o público seria composto por crianças entre 5, 6 e 7 anos.

 

Criado o texto, foi hora de colocar a mão na massa e construir o cenário, buscar roupas para caracterização e ensaiar muito. “A apresentação com seus ratos, mosquitos, vaca e por aí afora, foi um sucesso total! Os “atores e atrizes” se esforçaram e deram o melhor de si! Os pequenos interagiram o tempo todo! A colaboração das professoras dos primeiros anos: Graziela e Lane foi fundamental para o sucesso da atividade”, destacou a professora, Renata L. Montagnoli.