Atenção e zelo pelos animais

Na tarde da última quinta-feira (11/12), uma ação conjunta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) em parceria com a Vigilância Sanitária, Centro de Zoonoses (Canil) e UBS Morretes, colocou a comunidade para se mexer em uma atividade diferenciada. Uma caminhada de conscientização contribuiu para que a comunidade local pudesse conhecer um pouco mais do trabalho realizado no Canil Municipal.

A ação também contou com a presença de profissionais da saúde e teve uma roda de conversa com o Médico Veterinário Dr. Ruben Osvaldo Martinez Santana, do Centro de Controle de Zoonoses, que abordou temas diversos sobre saúde e bem-estar animal, abrindo espaço para que todos pudessem sanar dúvidas e refletir sobre questões sociais que podem contribuir para a diminuição do abandono e maus tratos de animais.

Logo após, todos os presentes foram convidados a realizar a caminhada com os profissionais até o Canil Municipal para conhecer os demais funcionários que zelam pelos animais, além de aproveitar também para visitar o espaço que os bichanos ocupam, bem como se dá o cuidado com os mesmos.

Neuri Locatelli, morador do Bairro Morretes, contou que há anos reside na localidade, mas nunca havia visitado o local. “A equipe de limpeza esta de parabéns pelo trabalho bem feito e pelo cuidado que tem com os animais”, disse Neuri. Outra moradora do Bairro, Juraci Martins, relata que além da atividade descontraída, foi muito válida para que todos pudessem refletir que o canil não serve como um depósito de animais. “Conhecendo a realidade do espaço, vimos a necessidade das pessoas se conscientizarem da importância de respeitar os animais com a posse responsável, que pode se dar início através da adoção de um cãozinho do canil”, comentou Juraci.

O Veterinário, Dr. Ruben Osvaldo Martinez Santana, ainda reforçou que o número de doações é muito pequeno. “A cada 10 animais que chegam, apenas 1 é doado”. Além disso, o Veterinário afirma que muita gente entra na fila para castrar seu bichinho e acaba não comparecendo na data. “Isso acaba tirando a vez de outras pessoas que realmente desejam a castração, então é fundamental que todos que marcam, tenham consciência da importância do trabalho realizado para todos”, afirmou.

Para o ano de 2015, a ação está sendo planejada para acontecer em todas as UBS do município, e as datas das próximas caminhadas até o Canil serão divulgadas em fevereiro.

Data de inclusão 12/12/2014 16:21