Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube

REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE DE ITAPEMA


O Refúgio de Vida Silvestre de Itapema é uma Unidade de Conservação do grupo de proteção integral, criado pelo Decreto nº87 de 2012. O Refúgio abrange 2.602 hectares, cobrindo metade da área do município. A área protegida abriga as nascentes dos rios Perequê, Areal, São Paulinho e Ilhota, esses rios abastecem os municípios de Itapema, Porto Belo, Bombinhas e parte de Balneário Camboriú. Além de ser uma importante fonte de água, o Refúgio abriga uma grande biodiversidade, sendo catalogadas nos estudos de criação: 498 espécies vegetais, 172 espécies de aves, 34 espécies de anfíbios, 16 de répteis e 27 de mamíferos. Mamíferos tais como o Gato Maracajá (Leopardus wiedii) e o Bugio (Alouatta guariba), que são ameaçados de extinção no Brasil.

Atualmente a FAACI está conduzindo o processo de criação do Conselho Gestor do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema, esse conselho será responsável pelo acompanhamento da elaboração do plano de manejo, assim como a promoção do envolvimento da sociedade na gestão dessa área de fundamental importância para o bem-estar da população, e a qualidade de vida das gerações futuras.

O refúgio conta com uma série de atrativos para os turistas e moradores. É possível fazer trilhas ecológicas, visitar cachoeiras e apreciar a vista de belos mirantes naturais que estão protegidas pelo refúgio. Para mais informações entre em contato com nossa equipe de Educação Ambiental.

Telefone: (47) 3267-1485 ou pelo email: educacaoambiental@itapema.sc.gov.br