PROGRAMA SE LIGA NA REDE ITAPEMA

O programa

O Programa Se Liga na Rede Itapema integra diversas ações contínuas, a fim de promover a melhoria dos cursos hídricos do município, proporcionando a melhor qualidade de vida da população.

O Rio Perequê

• Constitui uma das sub-bacias componentes da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.
  • Limita os municípios de Porto Belo e Itapema.
  • Um dos principais recursos hídricos para o abastecimento de água de Itapema.
  • Nasce no Morro da Miséria, percorrendo cerca de 10 km até sua foz, no Oceano Atlântico.
  • Possui grande beleza cênica, compondo a paisagem do Parque das Capivaras.
  • Abriga diversos ecossistemas, como a restinga e o manguezal.

Fiscalização

Tem como objetivo examinar atividades para comprovar o cumprimento com as normas em vigor. Foi realizado o levantamento das ligações irregulares de esgoto onde já passa a rede coletora para o tratamento, identificando aproximadamente 1300 unidades irregulares entre casas e prédios, sendo que até o final do primeiro trimestre de 2018 todas as unidades estarão notificadas, caso estas não se adequarem, será lavrado auto de infração.

Licenciamento Ambiental

Proporciona o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais, de forma que quando passíveis de licenciamento, devem cumprir condicionantes, ligadas às diversas legislações, assim, obtendo o controle sobre possíveis fontes poluidoras.

Educação Ambiental

O Parque das Capivaras, localizado ao lado do Rio Perequê, tornou-se um instrumento de educação ambiental, recebendo alunos da rede municipal de ensino e a comunidade, a partir de trilhas guiadas, as quais explanam a importância dos ecossistemas ali associados, a flora, a fauna e principalmente, o Rio Perequê.

Combate às ligações clandestinas

• Técnicos da FAACI percorreram boa parte do Rio Perequê a fim de encontrar tubulações clandestinas e fechá-las.

Encontro importante

• FATMA

17/01/2018: Como parte das ações para combater o despejo irregular de esgoto em Itapema, o Presidente da FAACI, Diego Furtado, e o Engenheiro Sanitarista, Karlen Bunn, estiveram reunidos na tarde de quarta-feira (17/01) com o gerente da FATMA de Itajaí, Arno Gesser Filho. A FATMA é o órgão responsável pelo licenciamento ambiental da concessionária de abastecimento de água e coleta de esgoto em Itapema. Na pauta foram debatidas questões relacionadas ao controle de lançamento de esgoto nos corpos hídricos da cidade bem como melhorias que devem ser exigidas dentro do processo de licenciamento ambiental da empresa a fim buscar avanços em relação às estações elevatórias na orla da cidade bem como melhorias na eficiência da estação de tratamento. Também foram abordadas e discutidas as ações de combate às ligações clandestinas na cidade.

Meta

• Segundo o Planejamento de Investimentos da empresa concessionária, afirma-se que até 2020, o atendimento à coleta e tratamento de esgoto será de 100%, atualmente, esta trata 74% do volume de esgoto gerado na cidade.