Facebook
Twitter
Ouvidoria
Youtube

BEM ESTAR ANIMAL


A política pública de bem estar animal de Itapema está em plena construção, tendo como base, a Lei Municipal número 2.789 de 2009 que regula as ações de controle das populações animais e prevenção e controle de zoonoses. O instrumento mais importante da Lei é o Conselho Municipal de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal, o qual tem a responsabilidade de propor ações de controle, educação e fiscalização da política pública de bem estar animal.

Para orientar as ações e projetos a serem executados, a FAACI vem utilizando o guia de controle humanitário da população canina promovido pela aliança internacional para controle de animais de companhia. Este documento foi criado com o propósito de servir a órgãos governamentais e organizações não-governamentais (ONGs) envolvidas no controle populacional de cães, gatos e demais animais domésticos.

A FAACI considera fundamental estabelecer uma política pública abrangente, que esteja focada nas causas do problema, não apenas no tratamento dos sintomas causados pelas populações de animais de rua. Outro aspecto importantíssimo da política pública de bem estar animal é a visão de longo e médio prazo e não apenas com foco em ações imediatistas. O maior desafio da política de bem estar animal é reunir todos os atores envolvidos de forma organizada e colaborativa para trabalhar com objetivos em comum para toda a sociedade.

Canil Municipal: A FAACI, em conjunto com a Secretaria de Saúde, é responsável pelo Canil Municipal, que conta com aproximadamente 90 animais entre cães e gatos.

Censo animal: A FAACI está conduzindo em parceria com a Vigilância Sanitária um censo animal em todo o município para dimensionar a população de animais domésticos e estimar a população de animais de rua. Com base nesse censo será possível definir com mais clareza a magnitude das ações e projetos de controle, educação e fiscalização.

Feirinhas de adoção de cães e gatos: A FAACI realiza periodicamente feiras voltadas à adoção de cães e gatos, com o auxílio da Associação Protetora em Ação. No ano de 2017 foram realizadas 6 feirinhas de adoção. Fiquem atentos as datas e aos locais!

Feirinha de adoção realizada no Mercado Público

Feirinha de adoção realizada na Praça da Paz

 

Como adotar?

É necessário apresentar documento de identificação com foto, comprovando maioridade, para, posteriormente assinar um Termo de Responsabilidade de Adoção.

Notícias:

Novembro/2017: Foi criado o Conselho Municipal de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal, sendo composto por representantes do Governo Municipal e da Sociedade Civil Organizada; https://goo.gl/W1cL4G

Reunião de criação do Conselho Municipal de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal

Novembro/2017: O canil de Itapema recebeu melhorias na infra estrutura do telhado, agora os animais contam com uma área coberta maior. Com as melhorias, o conforto térmico dos cães aumentou, e para tornar o ambiente mais agradável também foram plantadas árvores no canil. https://goo.gl/QNyLeH